Criar um Site Grátis Fantástico
 


Dicas para músicos que tocam em casamento
Dicas para músicos que tocam em casamento

Para você que está começando a tocar em casamentos ou que até mesmo que já têm experiência, preparamos algumas dicas importantes que um bom músico deve se atentar para organizar a parte musical de uma cerimônia antes, durante e depois do evento.

- O contato com os noivos é fundamental. Não apenas por telefone ou internet, mas conhecer os noivos pessoalmente é importante pois poderemos perceber melhor o gosto dos noivos, o estilo, trocar ideias e informações que por telefone ou até mesmo pela internet não dá para perceber. Com isso poderemos sugerir músicas que estejam de acordo como estilo do casal. Se forem mais religiosos, evitar sugerir músicas que estejam fora desse tema. A não ser que que seja a vontade deles.

- Ajude os noivos e dê sua opinião a respeito de alguma música, mas nunca seja intransigente e não ridicularize as músicas escolhidas. Mesmo que as músicas não seja do seu gosto, você está sendo contratado para efetuá-la, e lembre-se que o casamento não é seu. Uma coisa é sugerir outra é tentar forçar a troca das músicas e até criar um clima chato. É super desagradável os noivos terem que ouvir os músicos do próprio casamento dizer que essa ou aquela música é ridícula, ou ficar fazendo cara feia e de deboche, nos ensaios em que os noivos estejam presentes.

- Pedir o roteiro a quem estiver organizando a cerimônia. Isso servirá como base para saber os momentos que terá e dessa forma escolher músicas apropriadas para cada momento.

- Com a lista pronta oriente os noivos a apresentarem a lista de músicas para quem for presidir a cerimônia, seja o padre, o pastor ou o juiz de paz para que não haja constrangimentos no momento da cerimônia, pois dependendo da situação não serão aceitas algumas músicas que não sejam religiosas.

- Ir ao local antes do momento da cerimônia para conhecer o lugar. Conhecendo o lugar as músicas poderão ser organizadas de acordo com o momento. Por exemplo, se o local da cerimônia for pequeno, não dá para escolher músicas muito grandes, pois se não o momento já terá acabado (a daminha já vai ter entrado) e a música não vai ter acabado, ou teremos que cortá-la, o que dependendo da situação não focam muito legal. Além de saber os equipamentos que estarão disponíveis para poder usar, tais como microfones, cabos, mesa de som, etc.

- Chegar ao local com antecedência de pelo menos uma hora. Dessa forma ficará mais tranquilo preparar os equipamentos, instrumentos, se organizar no espaço, e caso aconteça algum imprevisto, terá tempo para se organizar. Chegar cedo também ajudo a se organizar juntamente com a/o cerimonialista caso tenha acontecido alguma alteração de última hora.

- Os trajes adequados é o mais discreto possível. Evite roupas extravagantes, com brilhos e decotes.

O tem preto é o mais indicado. Não se esqueça que só porque você está a trabalho, não significa que você não deve se arrumar. Para os homens um terno, um sapato social, cabelo arrumado e para as um vestido discreto, e salto é bem legal. Isso demostra a importância que você está dando para aquele momento em que você foi escolhido para fazer parte. Da mesmo forma que certos tipos de trabalho exige que seus profissionais estejam devidamente arrumados como por exemplo um/a advogado/a, você como músico profissional deve estar apropriado para seu trabalho.

- Tenha postura durante a cerimônia. Evite conversar, ficar rindo dos convidados e de comentários feitos por quem estiver presidindo e de até mesmo erros que possam acontecer durante a cerimônia, pois isso chama a atenção dos convidados e acaba enfeiando a mesma. Se o erro acontecer entre vocês músicos, faça de conta que nada aconteceu e continue tocando/cantando. Se tiver algum cometário, puxões de orelha, e caras feias a respeito deixa para depois.

- É importante que cada um tenha o seu roteiro em mãos para evitar comunicação oral mesmo que seja para perguntar qual será a próxima música. Quanto mais atenção tiver na cerimônia, melhor será para evitar erros e distrações.

- Evite o desentendimento com os convidados, ou com outro profissional que esteja trabalhando no evento. Todos que estão participando desse momento pode ser seu próximo cliente, ou ser aquele quem te indicará para um amigo. Acredito que ninguém gostaria de alguém sem postura, que conversa o tempo todo, que arruma confusão, que faz comentários desagradáveis sobre a roupa de um convidado, dentre outros, na próxima cerimônia que vai participar seja como profissional, convidado ou principalmente como noivos.

- Nunca cobre ou peça convites da recepção/coquetel/festa etc, para os noivos a não ser que os mesmos o convide. Não se esqueça que você está ali como profissional e não como convidado, e por isso os noivos não tem obrigação nenhuma em convidá-los.

- Após o evento, entre em contato novamente com os noivos para agradecer a preferência, e elogiar a cerimônia, e parabenizá-los pelo momento. É muito legal oferecer esse apoio aos noivos no momento pós-cerimônia.

Outro ponto importante é o contrato. Mas esse já é um assunto que você pode encontrar na próxima janela. Fique a vontade para saber como elaborá-lo e ter até mesmo ter um modelo como base para que você possa elaborar o seu.